21 32533235

A versatilidade do vinho do Porto

 

 

A história do Vinho Porto remonta ao século XVIII, mais precisamente a 1756, ano de criação da primeira região de denominação controlada do Mundo, o Douro.

 

É um vinho com um extenso passado e tradição que faz parte da vida da maioria das famílias da região do Douro ao longo de gerações. O seu nome provém da cidade do Porto, onde era embarcado em barricas nos grandes navios que o levavam a destinos longínquos pelo Mundo. Apesar do  nome “Vinho do Porto”, as vinhas que lhe dão origem estão no belo e histórico Vale do Douro, património mundial da humanidade. Se puderem, visitem um dia. Inesquecível! A Família Martha's vai recebê-los de taça na mão!

 

O consumo de Vinho do Porto é,  muitas vezes, associado a um clima frio, a acompanhar uma sobremesa, ou numa ocasião muito especial com os familiares mais ancianos. Porém, não se deixem limitar. O Vinho do Porto é uma das bebidas mais versáteis que se podem encontrar no mercado. Para além de oferecer ao consumidor a possibilidade de se abrir a garrafa (categoria Tawny) e desfrutar o vinho durante vários meses, até anos, mantendo o seu perfil praticamente intacto, devido à sua natural oxidação, este vinho consegue acompanhá-lo em quase todos os momentos do seu dia, se aprender a correta temperatura de consumo para cada ocasião

 

Há, muitas vezes, a sugestão (errada, no meu ponto de vista) de beber vinho do porto à  temperatura ambiente! Todos concordamos que a temperatura ambiente em pleno verão do Rio de Janeiro será muito diferente da temperatura ambiente do Inverno no Vale do Douro em Portugal. Por essa razão, o meu principal conselho para retirar o maior prazer possível da degustação de vinho do Porto é nunca servir a mais de 16°. Para conseguir servir a essa temperatura o ideal será mantê-lo a 12°, já que a temperatura subirá 2-4° muito rapidamente na taça em climas quentes. Este tipo de vinho tem um grau alcoólico elevado (entre 19-23°), e um grau de doçura também  elevado, o que faz com que a temperaturas mais altas se torne “alcoólico e forte” ao  beber. Ao diminuirmos a sua temperatura moderadamente, vamos sentir maior leveza ao beber, desfrutando ao máximo dos seus aromas e sabores.

 

Um vinho do Porto fresco (menos de 10 graus), permite-nos que se sirva como aperitivo antes de qualquer refeição, ou harmonizado com uma tábua de enchidos, queijos, patês, frutos secos salgados, ou até mesmo por si só para nos ajudar a abrir o apetite para a refeição que se segue. Se preferirmos harmonizar com uma sobremesa, então programar uma temperatura de 16 graus será o ideal. Não esquecer que em geral uma sobremesa já é doce, se o vinho do Porto também é doce e não está fresco, pode não enriquecer a sua refeição, bem pelo contrário, tornará a harmonização enjoativa. Se estiver fresco pode desfrutar facilmente e repetidamente este maravilhoso vinho.

 

Já tive oportunidade de harmonizar vinho do Porto em jantares vínicos com comida do mundo inteiro, como a japonesa, a árabe , a indiana, a italiana e a brasileira, e nunca me desiludi. São sempre experiências incríveis. O truque para que dê certo é ter um organizador e/ou um Chef que conheça e goste de vinho do Porto e muito importante, claro, não esquecer servir o vinho do Porto bem fresco.

 

Mas não ficamos por aqui. O vinho do Porto é um surpreendente ingrediente em cocktails! Simples combinações como: vinho do Porto + água tônica + limão + gelo, fazem um drink de verão maravilhosamente refrescante e leve. Nos EUA e na Europa, os mixologists estão a utilizar vinho do Porto para criar os cocktails mais loucos e interessantes do momento, mixando-o com frutas, bitters, xaropes e até outros tipos de bebidas alcoólicas. Quer impressionar os seus amigos? Experimente esta simples receita:

 

 

Consulte a nossa pagina web, para mais receitas com vinhos do Porto. A Grenache tem uma excelente seleção de vinhos do Porto Martha’s que lhe permitem inovar nos seus drinks.

 

Av das Américas, 12300, sala 148, Blue Center - Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
21 32533235 / 21 3217 7501
sac@grenache.com.br

© Grenache 2018 | Todos os direitos reservados.
Implementação de conteúdo e material fornecidos pelo administrador