21 32533235

Malbec: história e variedade de estilos

Uma das uvas mais interessantes para se conhecer a história, sem dúvida, é a Malbec. Um vinhateiro de origem húngara chamado Malbek, responsável por um viveiro de plantas, foi o primeiro a identificar essa cepa, e foi o responsável por difundi-la na região de Cahors e posteriormente em Bordeaux, na França. Com o tempo, o nome da uva teria sido adaptado de Malbek para Malbec. Outra história muito contada, principalmente em visitas a as principais bodegas na Argentina, diz que nome  Malbec refere-se de uma alusão a "mauvais pic", expressão em francês que significa "mau pico", em função do sabor áspero e amargo, típico da expressão dessa uva em Bordeaux. 

Mas vale ressaltar que a Malbec encontrou condições excelentes na Argentina, onde produz vinhos frutados, muito macios, de bom corpo, cor escura e tânicos, para serem consumidos ainda jovens ou guardados por longos anos. A Argentina tem a produção equivalente a 59% do plantio mundial e é referência no cultivo desta uva. 

O vinho elaborado dessa uva tende a apresentar uma cor muito profunda, intensa com nuances violáceos muito marcantes. Além dos vinhos tintos, e com a crescente demanda dos rosados, estão chegando ao mercado excelentes vinhos e espumantes rosés provenientes desta cepa.  

Seu aroma remete a ameixa, cassis, cerejas escuras, figos e violetas. Também é comum encontrarmos notas picantes de anis, baunilha, cacau, café e tabaco resultantes do envelhecimento em carvalho. A madeira de origem francesa é a mais indicada e a que proporciona os vinhos mais elegantes e complexos, normalmente destinados a guarda. 

No Brasil foi incorporada a aproximadamente 15 anos e atualmente serve se base de vinhos tintos e espumantes de excelente qualidade. Os espumantes aqui elaborados refletem a leveza e delicadeza desta cepa, com um caráter frutado intenso. Os tintos aqui feitos, por estarmos presente em um clima subtropical, expressam uma acidez agradável, característica marcante da Serra Gaúcha. A vinícola Don Guerino merece um destaque especial no cenário nacional de cultivo desta casta, sendo a empresa brasileira com maior ênfase no cultivo da mesma. Atualmente a Don Guerino elabora 4 produtos com esta cepa, dois são espumantes, um vinho rosé e um tinto. O tinto em questão, é o Malbec Vintage, que conta a história do seu enólogo Bruno Motter, durante sua faculdade de enologia na Argentina e um dos vinhos mais representativos da empresa. 

Tinto, rosé ou espumante, a uva Malbec é encantadora, versátil e cheia de tipicidade. Harmonize um tinto encorpado com um excelente Entrecot na brasaum rosé tranquilo, com uma bela sequência de sushis ou um espumante simplesmente a beira mar. Saúde!

Av das Américas, 12300, sala 148, Blue Center - Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
21 32533235 / 21 3217 7501
sac@grenache.com.br

© Grenache 2018 | Todos os direitos reservados.
Implementação de conteúdo e material fornecidos pelo administrador